Com mais leitos, HR de Nova Andradina se fortalece como referência em MS

• 17 de Setembro de 2013

O prefeito Roberto Hashioka entregou mais 15 leitos para o Hospital Regional Drº Francisco Dantas Maniçoba. Os recursos calculados em aproximadamente R$ 35 mil são oriundos da Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina (Funsau-NA) – entidade responsável pelo gerenciamento da unidade.

Com as aquisições, a capacidade do Hospital Regional foi ampliada para 82 leitos, número que ultrapassa o de outras instituições de Mato Grosso do Sul. “Temos que enaltecer o trabalho da direção, corpo clínico e funcionários, pois este hospital já é uma referência no Estado”, afirmou o prefeito Roberto Hashioka.

Acompanhado pelo diretor da Funsau-NA, Fábio José Judacewsk, e pelos secretários Silvio Senhorini (Saúde) e Nair Russo (Educação), o gestor reforçou os investimentos. “Nova Andradina se consolida com um hospital na altura da necessidade da nossa região”, disse.

O elogio da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa à unidade hospitalar do município também foi lembrado pelo chefe do Executivo. “O presidente da CPI, deputado Amarildo Cruz, me disse que entre as cidades visitadas pela comissão Nova Andradina é a que está com a saúde em melhores condições”, observou.

Quanto à instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Hashioka pontuou que a expectativa é a de que seja implantado o mais breve possível tanto a UTI convencional, quanto a Neonatal, além do Centro de Imagens de Diagnósticos. “Estes investimentos farão com que Nova Andradina se consolide definitivamente como um pólo regional de Saúde”, frisou.

Cirurgias

Na mesma linha, Sílvio Senhorini destacou as ações e acrescentou a inclusão do Hospital Regional de Nova Andradina no tratamento de ortopedia. A iniciativa foi efetivada durante recente reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) e garante a realização de cirurgias de traumas ortopédicos de média complexidade no município.

“É criado um ‘hall de cirurgias’ e, automaticamente, quando estou cadastrado e incluído nesta média complexidade, podemos realizar várias cirurgias. O próprio município se encaixa em cirurgias de ortopedia, que é um gargalo em todo o Estado. Com essa inclusão, passaremos a fazer este tipo de cirurgia e seremos referência em Mato Grosso do Sul”, salientou o secretário de Saúde.

Sobre a ampliação dos leitos, Senhorini reiterou que a medida servirá de resguardo para a Rede de Urgência e Emergência (RUE). “É um grande avanço. Queremos chegar até 100 leitos e agradecer todo o apoio da direção do hospital por conseguirmos, em conjunto, cadastrar estas situações”, pontuou.

Na ocasião, o gestor também comentou sobre as tratativas para a instalação de UTIs na unidade. “Solicitamos que fosse feito uma readequação de todos os equipamentos que já foram solicitados em 2010 para a aquisição de uma UTI. Automaticamente, também estamos alterando o que na época foi solicitado, um tomógrafo de 16 cortes, para adquirir um de última geração, de 64 cortes, para que seja instalado aqui, além da UTI Neonatal”, disse.

“Com estas ações envolvendo o prefeito Roberto Hashioka, Hospital Regional, Governo do Estado e Governo Federal é que pretendemos, em curto prazo, transformar Nova Andradina em um centro de referência em Saúde de Mato Grosso do Sul”, complementou Silvio Senhorini.

A visita à unidade hospitalar também contou com a presença dos vereadores Quemuel de Alencar, Valter Yasunaka, Cido Pantanal, Ricardo Lima, Zé Bugre e Marião da Saúde e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Clodoaldo Barthman.

O Hospital Regional Doutor Francisco Dantas Maniçoba foi inaugurado em dezembro de 2010. A unidade de Nova Andradina é referência no Vale do Ivinhema e atende uma população estimada em aproximadamente 150 mil pacientes oriundos dos municípios de Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.