Médica dos EUA destaca cirurgias realizadas no Hospital Regional de Nova Andradina

• 3 de Setembro de 2014

Referência mundial em ginecologia, Rosanne Kho participa de intervenções da Expedição Cirúrgica do projeto Bandeira Científica. A médica Rosanne Kho foi uma das atrações da segunda noite do “Simpósio Internacional do Cuidado à Mulher”. Renomada mundialmente, a ginecologista destacou durante a palestra as operações realizadas no Hospital Regional Dr. Francisco Dantas Maniçoba. Os procedimentos integram as ações da Expedição Cirúrgica promovida pelo projeto Bandeira Científica. As atividades são coordenadas e executadas por 27 profissionais ligados ao curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e contam com o apoio de 14 acadêmicos da graduação. “Esta semana tem sido incrível e eu estou tendo uma experiência muito, mas muito boa [...]. Nós viemos aqui para Nova Andradina para que todos, sejam pacientes, família e profissionais, possam se beneficiar com as novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva”, afirmou Rosanne Kho. A palestra da cirurgiã teve como tema “Abordagens Atuais do Prolapso de Órgãos Pélvicos” e foi ministrada em inglês com tradução simultânea. Rosanne Kho já exerceu a função de chefe da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, e foi contratada recentemente para atuar em um dos principais hospitais de Nova York. Além do simpósio realizado na Câmara de Vereadores, o projeto Bandeira Científica inclui a triagem de pacientes, cirurgias e mutirões de ultrassonografia e de atenção primária em saúde. A iniciativa foi oficializada em maio deste ano pelo prefeito Roberto Hashioka por meio de parceria com o curso de Medicina da USP. A palestra de abertura da segunda noite do “Simpósio Internacional do Cuidado à Mulher” foi ministrada pelo médico e professor Jorge Haddad, também da Universidade de São Paulo, que comentou sobre “Incontinência Urinária: Possibilidades em Intervenção Cirúrgica”. Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Sílvio Senhorini, e pelo diretor-presidente da Funsau-NA, José Carlos Paiva Souza, o prefeito Roberto Hashioka ressaltou a abrangência da ação que, além de Nova Andradina, contemplou munícipes de Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul e Anaurilândia. A programação do simpósio será encerrada nesta quarta-feira (3) com três palestras a partir das 20h na Câmara Municipal. Na ocasião, o doutor em Medicina Luiz Fernando Pina de Carvalho (USP/Cleveland Clinic) ministrará sobre “Infertilidade: Possibilidades de Intervenção Clínico-Cirúrgica”. A noite contará ainda com as palestras do médico José Maurício, de Coxim (MS), que comentará “Como a Bandeira Científica mudou minha atividade profissional: mudando da laparotomia para a laparoscopia”, e da médica Lídia Myung, também da USP, que abordará as “Vantagens da Laparoscopia”