Simpósio internacional sobre saúde da mulher começa segunda-feira

• 29 de Agosto de 2014

Evento contará com palestra da cirurgiã Rosanne Kho, chefe da Clínica Mayo, dos EUA. O “Simpósio Internacional do Cuidado à Mulher”, promovido pelo curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, será aberto oficialmente na próxima segunda-feira (1). O evento tem início previsto para as 19h e será realizado na Câmara de Vereadores. A iniciativa integra as ações do projeto Bandeira Científica, desenvolvido por acadêmicos e docentes da USP. Os atendimentos começaram no início do mês com a triagem das mulheres selecionadas por unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nova Andradina, Angélica, Anaurilândia, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul. Aproximadamente 200 pacientes foram contempladas na primeira etapa. Deste total, cerca de 50 deverão ser operadas pelos profissionais da Universidade de São Paulo no Hospital Regional Dr. Francisco Dantas Maniçoba. O convênio com o Executivo de Nova Andradina foi assinado em maio deste ano pelo prefeito Roberto Hashioka. Programação A primeira palestra do simpósio será ministrada pela médica Fernanda Borges, de Dourados (MS), que abordará o “Atendimento no HU de Dourados e Perspectivas da Laparoscopia na Região”. A noite contará ainda com a explanação do médico Maurício Simões (USP) que tratará sobre “Endometrioses Profundas: o que fazer?”. A programação segue na terça-feira (2), também na Câmara de Vereadores, a partir das 20h, com a apresentação sobre “Incontinência Urinária: Possibilidades em Intervenção Cirúrgica”. A palestra será ministrada pelo médico e professor Fernando Haddad, também da Universidade de São Paulo. Ainda na terça-feira, o “Simpósio do Cuidado à Mulher” contará com a participação da cirurgiã Rosanne Kho. Renomada mundialmente, a profissional é chefe da Clínica Mayo, nos EUA, e comentará sobre “Abordagens Atuais do Prolapso de Órgãos Pélvicos”. A palestra será ministrada em inglês com tradução simultânea. Na quarta-feira (3), último dia do evento, o simpósio terá, a partir das 20h, a palestra “Infertilidade: Possibilidades de Intervenção Clínico-Cirúrgica”. A apresentação ficará por conta do médico ginecologista Luiz Fernando Pina de Carvalho (USP/Cleveland Clinic). Na ocasião, o médico José Maurício, de Coxim (MS), comentará “Como a Bandeira Científica mudou minha atividade profissional: mudando da laparotomia para a laparoscopia”. A última palestra do simpósio será ministrada pela médica Lídia Myung, também da USP, que abordará as “Vantagens da Laparoscopia”