CONCURSO PÚBLICO Nº 001-2023 - Edital de Convocação Nº 15-2024 - Funsau-na
14 de Novembro de 2024
O Hospital Regional de Nova Andradina (FUNSAU) iniciou o mês de abril com cuidados redobrados com a saúde dos profissionais, administrativos, terceirizados e todos que transitam pela instituição. Além de iniciativas voltadas à Segurança do Trabalho e a Biossegurança, o HR adotou o tema _“Abril verde HRNA – Somos todos adorno zero”.
A campanha visa reforçar as boas práticas de saúde dentro do hospital, especialmente sobre a regra que proíbe o uso de adornos por profissionais da área, além de sensibilizar e comprometer toda equipe sobre os perigos que o uso de adornos pode causar. O objetivo da iniciativa é orientar a classe trabalhadora a evitar acessórios (anéis, alianças, brincos, colares, pulseiras, cordão de crachá, lenços, piercings aparentes) no ambiente hospitalar.
Para incentivar a participação dos colaboradores, o hospital criou uma campanha com a montagem de um painel com o tema, palestras sobre “Controle de infecção hospitalar – uma responsabilidade de todos”_, orientações em todos os setores da Instituição e um concurso de frases que deveria conter as palavras-chaves: Hospital Regional, segurança e adorno zero.
A campanha, aderida por todos os profissionais, é uma iniciativa coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Segurança do Paciente, Coordenação de Enfermagem e equipe de Segurança do Trabalho do HR.
“Buscamos incentivar e orientar nossos profissionais de que não é permitido o uso de adornos, pois são veículos de transmissão de micro-organismos causadores de infecção. Essas infecções podem atingir o paciente, o próprio funcionário e os seus familiares em casa. A campanha visa reduzir esses riscos, provocando uma mudança no comportamento como medida de segurança e vedando o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os trabalhadores do serviço, devido à possibilidade de aderência de micro-organismos nas superfícies desses objetos”, ressalta Gabriela Gomes, coordenadora de enfermagem.
A equipe de Segurança do Trabalho enfatiza que a campanha foi criada para reforçar as orientações e avalia que estão sendo positivas a sensibilização e participação dos profissionais. “Todo trabalhador do serviço de saúde, independente da função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho para prevenir a infecção. Nossos profissionais se sensibilizaram participando e aderindo ao projeto com entusiasmo” - finalizou Leidiane, técnica em segurança do trabalho.