Dione Hashioka e autoridades de Nova Andradina solicitam recursos para Hospital Regional

  • 29 de Fevereiro de 2012
Saúde

Em reunião ocorrida nesta segunda-feira em Campo Grande, a deputada Dione Hashioka (PSDB), o prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia, o Secretário de Saúde do Município Tito José e o Diretor do Hospital Regional, Norberto Fabri Júnior, discutiram com a Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi, vários assuntos relacionados à saúde na região do Vale do Ivinhema.


O motivo principal do encontro é o aporte financeiro para o Hospital Regional Dr. Francisco Maniçoba, sediado em Nova Andradina e que atende pacientes de todos os municípios da região (Batayporã, Nova Andradina, Ivinhema, Taquarussu, Anaurilândia, Novo Horizonte do Sul e Angélica). Conforme relatório de créditos e débitos entregue à Secretária, o Hospital enfrenta um déficit financeiro oriundo do não cumprimento dos repasses dos municípios pactuados e também de medicação que passou a ser adquirida pelo município de Nova Andradina após a primeira compra realizada pelo Estado. A reivindicação é que o Governo viabilize mais recursos para o hospital que começou a funcionar em janeiro de 2011. 

O atendimento tem recebido muitos elogios por parte dos usuários do HR que tem hoje 28 médicos atendendo em várias especialidades reduzindo em muito o número de pacientes encaminhados para atendimentos em Campo Grande e Dourados. A deputada Dione Hashioka defende o repasse que era previsível neste início de atividades do Hospital devido ao aumento crescente de atendimentos. Conforme o Secretário de Saúde Tito José, quase todos os municípios atendidos estão participando com recursos financeiros, mas alguns enfrentam dificuldades e acabam atrasando os recursos.

Conforme a Secretária Beatriz Dobashi, o Governo do Estado está aguardando posição do Ministério da Saúde quanto ao repasse de verba de um programa de urgência e emergência que, a princípio, atenderia somente as capitais e regiões metropolitanas, mas espera convencer as autoridades do Ministério quanto a necessidade de atender os hospitais regionais do Estado. Conforme a Secretária, caso necessário, pedirá ajuda ao Governador André Puccinelli e à bancada federal em Brasília para viabilizar os recursos imprescindíveis ao custeio. Dobashi colocou-se à disposição na busca por melhorias no atendimento e implantação de leitos de UTI. A Deputada sugeriu também a realização de um aporte financeiro para tender emergencialmente o sistema de saúde.


Quanto aos investimentos no hospital regional, Norberto Fabri lembrou que o projeto já foi encaminhado para Brasília e após aprovado, resultará em recursos para a implantação dos 10 leitos de UTI no HR. O prefeito Gilberto Garcia lembrou que a única UTI móvel que atende toda a região é de Nova Andradina e foi viabilizada pela deputada Dione Hashioka que já destinou recursos para aquisição de uma UTI móvel totalmente equipada e cujo processo está em faze de licitação.