Funsau esclarece sobre respiradores cedidos por empréstimo à Santa Casa de Campo Grande

• 30 de Maio de 2011

A TV Morena, no último sábado, divulgou no MSTV 1ª Edição, uma matéria relacionada com o empréstimo de 10 unidades de respiradores, que o Hospital Regional fez à Santa Casa de Campo Grande.
       Como a matéria suscitou dúvidas, o Diretor-Presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina, que administra o HR, esclareceu: “nunca houve desativação da UTI, pois a mesma ainda não foi implantada”, falou categoricamente Dr. Norberto Fabri.
        Na matéria da TV, o diretor clínico do Hospital, Dr. Newton, informou que a UTI ainda não havia sido implantada, explicando os motivos e lembrando que “para implantar uma UTI faltam muitos outros equipamentos que deverão ser adquiridos, e para os quais são necessários aportes financeiros”, disse ele. O que não quer dizer que houve desativação, como pareceu informar a matéria. Por outro lado, Norberto também explicou que, após a implantação física da UTI, com todos os equipamentos, ainda é necessária a autorização do Ministério da Saúde, que só se faz mediante um longo processo de observação do funcionamento do HR, e também depende da contratação de profissionais para a Unidade.
       Norberto aproveitou para explicar que só foi feito o empréstimo dos equipamentos, uma vez que Nova Andradina também depende da Santa Casa de Campo Grande, para onde encaminha os pacientes, quando necessitam de UTI. E por outro lado, lembrou do grande apoio que a Secretaria de Estado da Saúde vem dando aos Municípios que integram a região que recebe o atendimento do HR de Nova Andradina. “Se não fosse a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, não teríamos tido condições de colocar em funcionamento este Hospital, que, em seu quinto mês de funcionamento, já bateu todos os recordes e que vem sendo apontado como um modelo de humanização nos procedimentos”, expôs Norberto.
        Por outro lado, adiantou que, no próximo dia 4, Nova Andradina recebe a titular da pasta da Saúde estadual, Dra. Beatriz Dobashi, a qual vem para manter reunião de trabalho com os profissionais do HR, e com os prefeitos da região, para implementar novas ações junto ao Regional.
      “O Regional é uma grande realidade, que vem funcionando além da expectativa, no seu quinto mês de funcionamento, em condições altamente positivas, e não há qualquer dúvida quanto à sua permanência”, explicou o Prefeito Gilberto Garcia, quando de uma entrevista concedida à Rádio Excelsior FM, de Nova Andradina, neste dia 30.