Governo Estadual e Prefeituras da região assinam convênio para funcionamento do Hospital Regional.

• 21 de Outubro de 2010

Num sistema de co-gestão, o Hospital “Dr. Francisco Dantas Maniçoba”, o Regional de Nova Andradina começa a atender já em novembro próximo.
       Neste dia 20, em Campo Grande, estiveram todos os prefeitos das 7 cidades que comporão o consórcio que vai proporcionar condições financeiras para a manutenção do Hospital, para assinatura do convênio com o Governo do Estado.
       O Prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da Deputada Dione Hashioka, e dos prefeitos Edson Ibrahim, de Batayporã; Edson Takazono de Anaurilândia; Verônica Ferreira de Taquarussu; Renato Câmara de Ivinhema; Marcilio Benedito, de Novo Horizonte do Sul e João Donizete Cassuci, de Angélica, participaram com o Governador André Puccinelli, a Secretária Estadual de Saúde Beatriz Dobashi e o Presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina, Dr. Norberto Fabri, da cerimônia que marcou definitivamente, o fim do “elefante branco”, que se constituía o referido Hospital.
Enquanto candidato, o Prefeito Gilberto Garcia colocou como uma de suas prioridades, terminar com a galeria de “elefantes brancos” existentes em Nova Andradina: a antiga Escola Agrícola, o Hospital Regional e o Aeródromo.
       “Dois deles conseguimos já transformar em centros de atendimento à população, sendo que a então Escola Agrotécnica, é hoje o Centro de Ciência e Tecnologia, orgulho de todos os sul-matogrossenses. Agora, com o Hospital em funcionamento, vamos avançar no atendimento às famílias de toda a região, somando uma população de mais de cem mil pessoas, que não terão mais que viajar em busca de atendimento”, disse o Prefeito Gilberto Garcia. Quanto ao aeródromo, Gilberto tem a promessa do Governador André Puccinelli, de que será concluído no próximo ano. “O Governador tem sido o grande parceiro de Nova Andradina, atendendo as reivindicações e necessidades de nosso Município”.
        Para a Deputada Dione Hashioka, o Regional se consolida como a realização do grande sonho de toda a sociedade do Vale do Ivinhema. “O ex-Prefeito Roberto Hashioka lutou muito e Gilberto Garcia deu continuidade aos esforços para que o nosso povo possa contar com uma estrutura invejável, um sistema de gestão que possibilitará o sucesso que o Hospital com certeza terá”, disse a Parlamentar representante da região na Assembléia Legislativa.
        O Governo estadual investiu diretamente cerca de R$ 2,5 milhões para edificar o hospital, que teve as obras iniciadas há 19 anos e por diversas vezes paralisadas. Foram recuperados os blocos 1 e 2 e construídos os blocos 3 e 4. O hospital foi equipado e, como preparação para a ativação, a Secretaria Estadual de Saúde fez também um repasse financeiro para a Prefeitura e a Funsau adquirirem os primeiros insumos, como utensílios, rouparia, medicamentos e correlatos. De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado, André Puccinelli destacou que o Hospital vai ser um pólo que possibilitará o atendimento hierarquizado crescente, conforme estabelece o SUS.
       Serão oferecidos à população serviços de clinica médica, cirúrgica, obstetrícia, pediátrica, ortopédica, urgência e emergência. Para ativar essa estrutura operacional regionalizada, os governos vão aplicar inicialmente um valor mensal de R$ 510 mil. O Estado, a Prefeitura de Nova Andradina e o Governo Federal participam com R$ 150 mil cada um, e cada uma das demais prefeituras, aplicará R$ 10 mil.
       Já há um pedido de aumento do teto pré-aprovado no Ministério da Saúde, para dar suporte a necessidades futuras de aumentar leitos, aumentar a resolutividade do hospital, ou suprir alguma dificuldade no co-financiamento, caso o planejamento apresente problemas, conforme explicou a Secretária Dobashi.
       O Presidente Norberto Fabri disse que os selecionados (processo de seleção em andamento) para suprir as vagas do Regional vão passar por uma capacitação com suporte do Hospital Regional de Campo Grande. Posteriormente, uma equipe virá a Nova Andradina, para treinar o pessoal.
       O Prefeito Gilberto Garcia não esconde a alegria por poder concretizar mais este grande empreendimento, que faz de Nova Andradina o verdadeiro pólo regional em Saúde. “Nossas famílias terão atendimento que vai se ampliando paulatinamente, e com certeza, em breve, teremos aqui, bem perto das nossas residências, o atendimento em todas as especialidades, e dentro de pouco tempo, a UTI”, concluiu ele.
       A capacidade inicial do Regional é de 56 leitos, sendo 10 em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), estas aguardando ainda a liberação do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Nova Andradina vai contribuir mensalmente com R$ 150.000,00, assim como o Governo do Estado, e os demais municípios vão entrar com R$ 10.000,00 cada.