Hospital Regional adere ao projeto Tele UTI em parceria com hospital de referência

  • 28 de Abril de 2023
Saúde

Cb image default
Divulgação

A iniciativa garante ajuda de excelência para os profissionais do HR


Realizado pelo Ministério da Saúde, o projeto Tele UTI estabelece contato por teleconferência das equipes de intensivistas que atendem os pacientes em UTI com os principais hospitais de referência do Brasil, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


O programa serve para orientar os médicos intensivistas por teleconferências diárias, onde os casos são discutidos e os médicos mais experientes ajudam na tomada de decisão sobre os melhores procedimentos. A iniciativa pretende otimizar o desfecho clínico de pacientes por meio da abordagem e acompanhamento multiprofissional.


Com adesão ao projeto, a equipe multidisciplinar da UTI participa, diariamente, de uma visita com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para discutir os casos de seus pacientes e obter informações sob demandas adaptadas à realidade local. “Não é só uma consultoria, é um apoio direto aos profissionais que estão nas UTIs”, destacou Tatiane Negri – Diretora de Atenção a Saúde.


O projeto pretende impactar na qualidade de atendimento das unidades de terapia intensiva participantes, aumentando a satisfação das famílias envolvidas.


Outro benefício é a elaboração de uma plataforma colaborativa com a participação de cinco entidades de saúde reconhecidas por excelência (Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Associação Beneficente Síria, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês e Beneficência Portuguesa de São Paulo), possibilitando maior impacto e divulgação dos resultados por meio da virtualização do projeto.


O médico intensivista coordenador técnico do Tele UTI, André Franz, explicou que “o grande objetivo é diminuir a sobrecarga de trabalho, porque há uma divisão das decisões com grupo que já tem alguma expertise mais estabelecida, o que traz maior tranquilidade às equipes”.


"A tele Uti é um projeto criado a partir da covid, com o intuito de capacitar a equipe, proporcionando troca de conhecimentos entre as equipes multiprofissional para melhoria da qualidade na assistência aos pacientes. Fomos selecionados a participar do mesmo e sem dúvida será uma grande troca de conhecimento, para que a nossa unidade de terapia intensiva se torne cada vez mais uma unidade de terapia intensiva de excelência para poder atender cada vez melhor a população de Nova Andradina e a micro região" - finaliza a Dra. Danielle Penha Dassi, Médica diarista da unidade de terapia intensiva.

Cb image default
Divulgação