Hospital Regional iniciará atendimentos em 1º de janeiro

  • 21 de Dezembro de 2010
Saúde

     O governador André Puccinelli, juntamente com o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, inauguraram na manhã desta segunda-feira, dia 20 de dezembro, o Hospital Regional “Dr. Francisco Dantas Maniçoba”, fazendo parte das comemorações dos 52 anos de emancipação político administrativa do município.
        A solenidade foi iniciada com a inauguração da Unidade Móvel Ginecológica, adquirida através de emenda parlamentar da deputada estadual Dione Hashioka, que iniciou os trabalhos em setembro de 2010, com mais de 1.600 mulheres atendidas, de acordo com relatório da equipe de atendimento. 
        O presidente da Funsau-NA e diretor administrativo do Hospital Regional, Dr. Norberto Fabri Junior, afirmou que a inauguração da unidade de saúde é um sonho realizado, com mais de 20 anos de espera, informando que o Hospital Regional possui todos os equipamentos e equipe necessária para atender aos pacientes de Nova Andradina e região. “Vamos acolher esta comunidade de forma humanizada, com uma gestão participativa de todos os colaboradores, para que possamos em breve sermos reconhecidos como um dos hospitais modelo de Mato Grosso do Sul”, afirma.
        O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, falando também em nome da família do Dr. Francisco Dantas Maniçoba, falou bastante emocionado do Dr. Francisco Maniçoba, que com muito carinho atendia a todos que necessitavam de sua ajuda, e quando prefeito andava sempre com seus aparelhos para utilizar em caso de necessidade. “Que possamos nesses 52 anos comemorar e escrever uma história de sucesso em todos os setores, principalmente para a saúde, contando com a colaboração de toda classe política e a equipe que realizará o atendimento para toda nossa região”, declara. 
        A secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, disse que o governador André Puccinelli retomou as obras para conclusão do Hospital Regional em nome dos sete municípios que compõem a região. “São mais de 100 mil pessoas que aguardavam por esta referência hospitalar”, afirmou a secretária, ainda informando que foram adquiridos com recursos do Governo do Estado todos os equipamentos para o funcionamento do hospital, além de financiar todo o início do atendimento, com aquisição de medicamentos, rouparia, instrumentais, utensílios, entre outras necessidades, abastecendo a unidade de saúde para que funcione no período de três meses. Dobashi informou ainda que o hospital inicia seu atendimento com 53 leitos na enfermaria e mais oito leitos de observação, com possibilidade para 100 leitos. “Queremos um atendimento com qualidade e resolutividade, para que vocês possam atender a praticamente todos os casos, diminuindo o número de pacientes encaminhados para Dourados e Campo Grande. Agradeço ao governador André, pela sensibilidade em investimentos na saúde, e com certeza, essa unidade será um marco para esta região”, afirma Dobashi.
        A deputada estadual Dione Hashioka afirmou que o sonho concretizado da inauguração do Hospital Regional, após uma espera de 20 anos, foi através de muita luta dos administradores do município, citando o ex-prefeito Roberto Hashioka, que no ano 2000 iniciou o processo para conclusão do hospital, que agora retomará seu atendimento em 1º de janeiro. “O Hospital Regional é uma conquista de todos os nova-andradinenses e moradores dos municípios do Vale do Ivinhema. Juntos, continuaremos a trabalhar pelo desenvolvimento de nossa região, buscando proporcionar qualidade de vida para todos”, afirma a deputada.
        O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, parabenizou o governador André Puccinelli por entregar esta obra para a população, em comemoração aos 52 anos de Nova Andradina, afirmando que sabe da grande responsabilidade para administrar o Hospital Regional, pedindo a colaboração de todos, das classes médicas e políticas, de toda região do Vale do Ivinhema, para que a unidade de saúde seja referência no atendimento. “Contamos com o apoio do Governo do Estado para que possamos atender com qualidade nossa população”, afirma o prefeito, solicitando ao governador André a conclusão do Aeródromo de Nova Andradina, para que o município possa receber novos investimentos e grandes indústrias. 
        O governador André Puccinelli afirmou que Nova Andradina está se desenvolvendo cada vez mais, graças a uma boa gestão municipal, e que em breve pode estar entre os cinco maiores do Estado de Mato Grosso do Sul. “Realizamos os investimentos necessários para que esta unidade inicie o seu funcionamento. Agora, cabe a todos os municípios da região gerenciar os recursos e continuar atendendo com qualidade”, finaliza o governador André Puccinelli.
        Após a inauguração do Hospital Regional, as autoridades presentes visitaram as instalações da unidade de saúde. As autoridades ainda estiveram em visita ao Plantão Odontológico no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), às obras do novo Laboratório Municipal, um dos mais modernos do Estado, Farmácia Popular, finalizando com a visita à unidade de saúde do Bairro Bela Vista, que iniciará seu atendimento no dia 21 de dezembro.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na solenidade de inauguração do Hospital Regional a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, a deputada estadual Dione Hashioka, o presidente da Fundação de Saúde de Nova Andradina (Funsau-NA) e diretor do Hospital Regional, Norberto Fabri Junior, a viúva do homenageado Dr. Francisco Dantas Maniçoba, Fátima Maniçoba, a primeira-dama de Nova Andradina, Joana D’Arc Bono Garcia, o presidente da Associação Médica do Vale do Ivinhema, Dr. Leandro Fedossi, o vice-prefeito Raulino Baronceli, presidente da Câmara de Nova Andradina, vereador Adriano Palopoli e demais vereadores, ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, secretário de saúde de Nova Andradina, Tito José, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clodoaldo Barthiman, delegado regional da Polícia Civil, Dr. Rilton Alexandre de Araújo, presidente da Câmara de Batayporã, Jorge Takahashi, tenente coronel Nilvo Vicente Perlin, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coordenador do Vale Renda, Edison Gonçalves Lopes, prefeitos da região, Edson Ibrahim (Batayporã), Renato Câmara (Ivinhema), Marcílio Benedito (Novo Horizonte do Sul), João Cassuci (Angélica), Dr. José Sebastião Junior, secretário de saúde, representando o prefeito de Bataguassu, João Carlos Aquino Lemes, e o secretário de saúde Benone Scaramal, representando a prefeita de Taquarussu, Verônica Ferreira, vereadores dos municípios da região do Vale do Ivinhema, entre outras autoridades.