HOSPITAL REGIONAL REALIZA A 2º SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO (SIPAT) COM O TEMA: “SAÚDE, SEGURANÇA E PREVENÇÃO – VALORIZE A VIDA!”

• 26 de Outubro de 2022

Na última semana, foi realizada a 2º edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) – 2022, com o tema “Saúde, Segurança e Prevenção – Valorize a Vida!”.

Promovida pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do hospital regional, a SIPAT tem como principal objetivo, promover o conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico, do maior número de colaboradores possível, sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.

Dessa forma, foi organizada uma programação onde aconteceram palestras, atividades motivacionais e sorteios de brindes, buscando assim a interação dos colaboradores nos variados temas, afim de desenvolver a consciência e orientar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é estimular o trabalhador ao autocuidado e ao cuidado mútuo, criando uma atitude vigilante no colaborador, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo à tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.

A SIPAT contou com apoio de palestrantes, que abordaram os seguintes temas:

• Dependência Digital – com a Psicóloga Ângela A. Rufato Zaia;

• Saúde Mental no Trabalho - com o Psicólogo Carlos Augusto Simões;

• Primeiros Socorros e Manuseio de Extintores - com o 3º Sargento do CBM-MS, Elton Jesus Barros Silva;

• Insalubridade, Perigos e Riscos – com o Médico do Trabalho Dr. João Luis Rosenbaum;

Também foi disponibilizado aos colaboradores, atividades motivacionais e de auto-cuidado:

• Zumba Laboral, com as com as Instrutoras FitDance Max Hirata e Simone Paes;

• Curso de auto maquiagem com a Consultora e Maquiadora Mary Kay Renata Fruguli;

• Sessão de “Terapia Natural Reiki”, com Mitsue Kuba e Gracielly Pacheco.

E como forma de agradecimento e incentivo, foi ofertado aos nossos colaboradores um café especial no período matutino e vespertino e ceia especial no período noturno, como também nos períodos de troca de plantão foi fornecido algodão-doce produzido pelo nosso parceiro Ademilson Dias, popularmente conhecido como “patão”. E não poderia deixar de destacar que todos os colaboradores que participaram do evento, concorreram aos brindes, que foram sorteados após a finalização do evento.

“O intuito da SIPAT foi fazer com que todos os profissionais que atuam no Hospital Regional de Nova Andradina, percebam realmente quais são os riscos existentes no ambiente de trabalho e entendam a importância da prevenção para que a segurança e saúde façam parte do nosso cotidiano, seja na empresa que trabalhamos ou em casa junto de nossos familiares. Aproveito para agradecer a diretoria que corroborou para que o evento fosse realizado, como também agradecer e parabenizar os integrantes da CIPA Gestão 2022/2023 e os colaboradores parceiros que se comprometeram e se dedicaram para a realização da nossa 2° SIPAT; agradecer aos nossos médicos e apoiadores que colaboraram com o evento, e aos palestrantes e instrutoras que com muito carinho aceitaram o convite e se disponibilizaram para trazer conhecimento e informação aos nossos colaboradores. Esperamos que todo o aprendizado se transforme em uma prática diária”, comenta a Técnica de Segurança do trabalho e presidente da CIPA do Hospital Regional de Nova Andradina, Carla Meirelles Oleano Presencio.

O Diretor Geral Dr. Norberto Fabri Junior, em nome dos demais diretores agradece a todos os colaboradores que prestigiaram a 2º SIPAT, aos membros da CIPA e a todos os apoiadores que contribuíram para que esse evento fosse realizado. “É uma ação muito importante, pois é necessário disseminar essa cultura da segurança do trabalho em nossa instituição, através das aplicações dos protocolos de segurança, que é fundamental em nosso dia-a-dia para garantirmos a proteção dos nossos colaboradores. Então, a cada ano que passa a diretoria busca investir nas ações para o fortalecimento da segurança do trabalho, pois entendemos que a saúde e segurança no trabalho, passam necessariamente por um desafio de mudança de cultura, e acreditamos que promover no ambiente organizacional oportunidades formais de trocas respeitosas de idéias e vivências é uma forma potente de começar tal mudança”, finaliza o diretor.