Hospital Regional realiza treinamento de emergências cardiovasculares para os profissionais de saúde.

• 5 de Abril de 2022

O Hospital Regional realizou treinamento de emergências cardiovasculares, na quinta-feira dia 31 de março, que tem como objetivo capacitar os profissionais e melhorar o atendimento e a conduta no diagnóstico do paciente nos casos de doenças cardiológicas. A atividade contou com apresentação e discussão de casos clínicos para os profissionais de saúde do pronto-socorro e clínica medica da unidade hospitalar.

Os temas abordados foram a história, o funcionamento, a padronização do eletrocardiograma, um método de avaliação sistemático do exame para que o médico plantonista tenha segurança e agilidade no diagnóstico e na prestação do atendimento.

Dr. João Luiz Itagiba Fonseca, ministrante do curso, relata que o HR atende muitos pacientes com queixas de natureza cardiovascular. “As doenças de coração são as mais comuns e as que mais matam no mundo. E, invariavelmente, no primeiro atendimento, é necessária uma avaliação do eletrocardiograma, o exame cardíaco mais básico.” E explica: “Nosso treinamento foi no sentido de tratar sobre a avaliação do eletrocardiograma na emergência e pronto-socorro, com as condutas necessárias que o médico precisa decidir quando o serviço não tem, ou enquanto ainda está sendo acionado, um cardiologista.”

O diretor clínico, Dr. Ygor Jose Saraiva, possibilitou a realização do treinamento, pois vem aumentando a necessidade de uma assistência avançada na emergência da unidade e a capacitação dos profissionais é fundamental nesse processo. “Foi dado o início de um novo ciclo que será rotina daqui pra frente. Seguiremos abordando novos temas e treinamentos para o pronto-socorro, onde tudo começa”, pontua.

Sempre em busca de melhoria e capacitação, os treinamentos oferecem um suporte de maior qualidade e melhor feedback para os pacientes referente às patologias. “Esperamos que esse seja o primeiro de uma série de cursos de educação continuada que irão promover um trabalho de excelência no Hospital Regional de Nova Andradina”, ressalta Saraiva.