Hospital Regional vai ter brinquedoteca

• 20 de Abril de 2011

A diretoria do Hospital Regional tem se preocupado com a humanização do atendimento, buscando aprimorar as ações, preparando os profissionais e desenvolvendo atividades que visam este objetivo.
        É amplamente divulgado que a criança se restabelece mais rápido quando tem ambiente propício e pode se divertir mesmo dentro do Hospital. Por isso, a Assistente Social Kelli Pereira Clemente, do Hospital Regional Dr. Francisco Dantas Maniçoba, acaba de elaborar projeto para a implantação da brinquedoteca que será instalada na ala da Pediatria.
        Kelli justifica seu projeto afirmando que é fundamental humanizar os serviços prestados, amenizando a situação traumática da internação, especialmente para crianças. “Nosso objetivo é facilitar a recuperação dos pacientes em geral internados, minimizando o estado emocional a que estão submetidos”, afirma ela.
        O Projeto, de acordo com Kelli foi elaborado pela equipe multiprofissional dos Departamentos de Serviço Social, Pediatria e Enfermagem. Ela destaca que, em sua maioria, as crianças atendidas no Regional são provenientes de baixas camadas sociais e a internação hospitalar em si, representa uma ruptura com o ambiente familiar, escolar e afetivo, desencadeando aspectos emocionais como o medo, ansiedade, choro, solidão, estresse e depressão, que interferem negativamente no processo de cura.
        A proposta objetiva é implantar uma brinquedoteca onde a criança possa ter momentos de descontração e alegria, para que sejam diminuídos os efeitos traumáticos da internação, oportunizando as condições de um ambiente de acolhimento na instituição.
        Ao garantir o direito da criança brincar, a brinquedoteca também pode proporcionar chances que algumas nunca tiveram: a de manusear brinquedos diferentes dos que têm em sua casa. O projeto será realizado através de voluntários e parceiros, com a participação da sociedade, na doação dos brinquedos.
        Denominado “Brinquedos presentes, crianças contentes”, o projeto está em andamento, após autorização da direção do Hospital, e os responsáveis estão solicitando à comunidade, que doem brinquedos, em boas condições.
        Os que quiserem contribuir, devem entregar no Hospital Regional, com a Kelli.