Prefeito empossa diretoria da Funsau e marca novo rumo na saúde pública

• 2 de Setembro de 2010

Recepcionando a imprensa, os Vereadores Adriano Palopoli, Márcio Costa, Marião da Saúde, Antônio Tomaz, Dr. Sandro Hoici, Zé Bugre, Magrelo Brambila, com justificativa de ausência do Vereador Glauco Lourenço, a Sra. Simone, representando o Conselho Municipal de Saúde, médicos, secretários, assessores jurídicos, e a diretoria da Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina (Funsau), para a posse de Norberto Fabri como diretor-geral, Márcio Luiz Soares como diretor administrativo e financeiro, a enfermeira Tatiane Aparecida Negri, como diretora de Atenção Básica. As portarias foram lidas, nomeando a diretoria e, por sua vez, outra para exonerar os servidores que mudam de função.

A posse ocorreu no Gabinete do Prefeito, e de acordo com Norberto Fabri, a posse é o pontapé definitivo para a abertura do Hospital Regional, um sonho antigo de toda a população do Vale do Ivinhema. A Fundação será a encarregada de gerir o Hospital, como Norberto adiantou: “o trabalho é um grande desafio, que deverá ocorrer, pelo menos, a seis mãos: do Prefeito Gilberto, do Secretário Tito José, e nossa, a diretoria da Fundação”. Adiantou que a abertura do Hospital deverá ocorrer dentro dos próximos meses, pois “não se abre um hospital da noite para o dia”. Falou ainda que conta com o apoio financeiro tríplice, e o atendimento, em princípio será apenas para os beneficiários do SUS, mas que estão trabalhando para ampliar, com outros convênios.

O Presidente da Câmara, Adriano Palopoli falou sobre a participação do Legislativo, com todos os seus integrantes, na aprovação da legislação necessária. Também incentivou a todos os que farão parte do trabalho no Hospital Regional, enfatizando a importância da participação dos médicos e profissionais da saúde, para o bom êxito da empreitada. Adriano parabenizou Gilberto Garcia por mais esta conquista de sua administração, que “tem primado por grandes avanços para a população de Nova Andradina”, enfatizou desejando sucesso a todos.

“Hoje é um dia histórico para Nova Andradina e região, porque damos um passo importante decisivo, onde não haverá mais volta, no processo de abertura do Hospital Regional. Representa um grande avanço, que vai proporcionar maior tranqüilidade para nossa população”, disse. Gilberto lembrou que Nova Andradina, nos últimos tempos, tem sido abençoada com grandes conquistas. “Tínhamos três “elefantes brancos”, sendo um o Instituto Tecnológico que está funcionando e muito bem; agora o Hospital Regional que estamos implementando, graças a Deus, conquistas que se dão no meu Governo, felizmente. E o terceiro, estamos com a promessa do Governador que dentro de sete ou oito meses, poderemos assistir à finalização da obra do aeródromo municipal”.

Gilberto agradeceu à Câmara, falando que os vereadores tiveram a sensibilidade de aprovar, em regime de urgência urgentíssima, todos os projetos encaminhados, no sentido de promover a legalização da Fundação. Também exortou a todos os secretários, aos vereadores, à imprensa e servidores municipais, para que apóiem as iniciativas da Fundação, porque, neste início de trabalho, muitas serão as dificuldades, mas a união de todos, é o grande instrumento para superar os desafios.

Parabenizou a todos os empossados, lembrando que “assumem por sua competência, e com certeza, vão dar conta do recado. Espero que, ao final, sejam reconhecidos pela eficiência, nos proporcionando um atendimento digno do povo de Nova Andradina e região”, concluiu ele.

O Hospital Regional de Nova Andradina é uma obra cujo início se deu, ainda nos anos 90, mas que, somente no governo municipal passado, passou a ter continuidade. Finalizada com recursos do Governo do Estado e contrapartida do Município, a obra é de grandes proporções, equipado com o que há de mais moderno na área hospitalar, e o atendimento poderá contar ainda com UTI, nas próximas fases do seu funcionamento.

Localizado na Morada do Sol, deverá funcionar inicialmente, com 140 profissionais, recursos da União, do Estado e com sistema de consórcio, recebendo a Fundação, recursos também dos Municípios a serem atendidos.