Uma história de superação no Hospital Regional de Nova Andradina

• 18 de Abril de 2024

No cenário complexo da saúde, onde a técnica e o conhecimento médico são indispensáveis, há um elemento igualmente crucial: o atendimento humanizado. É essa combinação de competência técnica com empatia e cuidado que pode fazer toda a diferença na jornada de um paciente, como demonstrado no emocionante relato de Adriana Silva de Oliveira Souza, uma paciente do Hospital Regional de Nova Andradina.

Adriana compartilha conosco sua jornada emocionante e repleta de gratidão, que começou com fortes dores abdominais em fevereiro. Ao procurar ajuda no hospital, ela foi prontamente atendida pelo Dr. Albino O. Cassel, cuja rápida ação e solicitação de exames foram cruciais para entender a gravidade de sua condição. Porém, o que se seguiu foi um desafio ainda maior: uma cirurgia de urgência devido a uma complicação pós-operatória.

O que poderia ser um momento de desespero se transformou em uma jornada de superação, graças ao cuidado dedicado e humanizado da equipe médica do HR. Adriana relembra com carinho os momentos de humanidade e compaixão que experimentou durante sua estadia no hospital. As palavras de encorajamento durante o banho, o cuidado gentil ao arrumar seu cabelo e a higiene bucal são apenas alguns exemplos do apoio constante que recebeu.

Ela faz questão de agradecer individualmente a cada membro da "equipe de anjos" que cuidou dela. Desde os médicos e enfermeiros até o pessoal da cozinha, cada pessoa fez a diferença em sua jornada para a recuperação e cada gesto de bondade e apoio foi valorizado e lembrado com carinho por Adriana e sua família.

Esse relato ressalta a importância do atendimento humanizado na prestação de cuidados de saúde. Não se trata apenas de tratar sintomas, mas de reconhecer a humanidade em cada paciente, de oferecer conforto e esperança, além de tratamento médico. No Hospital Regional de Nova Andradina, esse compromisso com o cuidado holístico é evidente em cada interação, transformando equipes médicas em verdadeiros "anjos" para aqueles que mais precisam.

(Leia o relato abaixo)

Me chamo Adriana e vim aqui contar um pouco do que aconteceu comigo.

No mês de fevereiro, comecei a sentir fortes dores abdominais, foi quando procurei o Hospital Regional de Nova Andradina e fui atendida pelo Dr. Albino O. Cassel, que logo pediu alguns exames. Neste momento, a dor tomava conta e desmaiei. Após os exames, minha família foi informada que eu necessitaria passar por uma cirurgia de urgência, pois se tratava de abdômen agudo infeccioso perfurativo pós operatório de laparotomia e enterectomia. Foram feitos todos os procedimentos de praxe para a cirurgia que, por ser delicada, acabou demorando mais que o esperado. Foram mais de 10 dias na UTI... Fui entubada, fiquei em coma induzido, precisei ser medicada (pois o coração enfraqueceu por conta da infecção), o rim também parou e precisei fazer hemodiálise... tinha tudo pra desespero da equipe médica e meus familiares, mas Deus entrou com providência em cada detalhe e aqui estou para agradecer.

É exatamente esse sentimento que sinto: GRATIDÃO por cada um que cuidou de mim durante todos os dias que estive internada, Deus, minha família e toda equipe médica. Lembro muito do momento do banho em que conversavam comigo e diziam que eu era forte, tinha fé e que logo sairia dali... Isso enquanto arrumavam o meu cabelo ou faziam a higiene bucal. Agradeço muito a técnica de enfermagem Cátia e, em seu nome, estendo meu muito obrigada a cada enfermeira. Também não posso deixar de citar a fisioterapeuta Tammy que acreditou e com sua dedicação voltei os movimentos dos braços e pernas antes mesmo de sair do hospital. Eu ficaria aqui citando cada um, médico, anestesista, pessoal da cozinha (pois nem tudo eu conseguia comer). Assim como minha filha disse: "mãe, a senhora foi cuidada por uma equipe de anjos". Obrigada, "equipe de anjos"!